A figura do Diretor Técnico

O médico investido na função de diretor técnico, responde eticamente por todas as informações prestadas perante os conselhos de medicina (federal e regional), autoridades sanitárias, Ministério Público, Judiciário e demais autoridades, pelas formalidades do funcionamento da instituição de saúde, podendo, inclusive, ser responsabilizado ou penalizado em caso de denúncias comprovadas.

A direção técnica não se confunde com a direção clínica. 

A Resolução CFM 2.147/2016, do Conselho Federal de Medicina (CFM), tornou mais clara as atribuições, direitos e responsabilidades de diretores técnicos, diretores clínicos e chefias de serviço em ambientes médicos. 

Para os serviços assistenciais especializados, a direção técnica deve ser exercida por médico com titulação na especialidade médica correspondente, registrada no Conselho Regional de Medicina.

Responsabilidades – Pela Resolução, o diretor técnico é o médico que responde eticamente por todas as informações prestadas perante os conselhos de medicina (federal ou regionais), podendo, inclusive, ser responsabilizado ou penalizado em caso de denúncias comprovadas. 

Dentre  as atribuições do diretor clínico, estão: dirigir e coordenar o corpo clínico da instituição, supervisionar a execução das atividades de assistência médica e zelar pelo cumprimento do regimento interno. Entre suas atribuições também estão assegurar condições dignas de trabalho e os meios indispensáveis à prática médica, bem como garantir o pleno e autônomo funcionamento das comissões de ética médica. Além disso, cabe a ele certificar-se  da  regular habilitação  dos  médicos  perante  o  Conselho  de  Medicina,  bem  como sua qualificação como especialista, exigindo a apresentação formal dos documentos, cujas  cópias  devem  constar  da  pasta  funcional  do  médico  perante  o  setor  responsável, aplicando-se  essa  mesma regra  aos  demais  profissionais  da  área  da  saúde  que  atuem  na Instituição.

Assegurar que as propagandas institucionais obedeçam ao disposto na Resolução CFM nº 1.974/2011 e Código de Ética Médica

Uma das responsabilidades do diretor técnico é conhecer os equipamentos utilizados no atendimento hospitalar. Dessa forma, ele consegue identificar se há algum problema no uso desses itens e realizar a supervisão do funcionamento de maneira mais eficiente. Também é possível orientar e fornecer instruções aos demais funcionários sobre o uso desses produtos na rotina de trabalho.

Gostou das informações sobre esse importante profissional atuante em instituições de saúde? Então, que tal salvar compartilhar este post em suas redes sociais e ajudar mais pessoas a conhecerem essa função de gestão do médico!